Receita de bolachas de manteiga de amendoim com pepitas de chocolate

Uff, desta vez demorei imenso tempo a publicar esta receita! Mas não deixem que a demora vos assuste. Uma vez mais, esta é uma receita bastante fácil e com apenas algumas adaptações à receita de cookies com pepitas de chocolate que já publiquei aqui.

Mas vamos lá então começar!

Ingredientes:
50 gramas de manteiga a temperatura ambiente
100 gramas de manteiga de amendoim (que é como quem diz 1/3 do frasco) – é indiferente se tem pedacinhos de amendoim ou não
160 gramas de açúcar normal
160 gramas de açúcar mascavado, aquele amarelinho
2 ovos
70 mililitros de leite
2 gotas de essência de baunilha
270 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 tablete de chocolate
Modo de preparação:
Como sempre, há que começar por aquecer o forno. Para esta receita, aqueci-o a 180ºC. Também é essencial preparar o tabuleiro que irá ao forno, para não armar muita confusão depois da massa estar pronta. É só besuntar com manteiga abundantemente e depois forrar com farinha, para que as bolachas não se peguem ao fundo. Acho também mais prático partir de vez o chocolate da tablete em pedacinhos pequenos – com uma faca ou, se gostarem de métodos mais rápidos e drásticos, com o chocolate envolvido num pano e batido com martelo – e reservar.
De seguida, podemos começar por fazer a massa. Digo uma vez mais que, neste tipo de receitas, sou adepta de juntar os ingredientes todos ao mesmo tempo e depois meter as mãos na massa, com o leite e a farinha por perto, caso não acerte na consistência à primeira. Se forem como eu, é só mesmo acrescentarem tudo. Mas lembrem-se destes pormenores! Antes de acrescentar a farinha, é preciso passá-la pela peneira e o chocolate de tablete só se acrescenta no final, não nesta parte!
Para quem prefere ser mais prudente e não tem vontade de sujar as mãos, aconselho a começar por misturar as manteigas – sim, os dois tipos, não se esqueçam – e os açúcares – sim, sim, que também temos aqui dois tipos. ;-)
De seguida, os ovos e a baunilha entram em acção. É preciso ter cuidado com as essências de baunilha. Não abusar, senão fica tudo a saber mais a baunilha do que a outra coisa.
Por fim, acrescentar a farinha e o fermento. É aqui que tem de se ter atenção para ver se a massa está com boa consistência. É suposto ficar sólida e começar a despregar do recipiente, como se vê na fotografia.
Agora sim, é hora de ir buscar o chocolate aos pedacinhos. Há quem use pepitas de chocolate, daquelas que se vendem no hiper, mas isso sai mais caro do que comprar uma barra – que sobra sempre e dá jeito ter em casa para quem, como eu, não consegue viver sem chocolate. Para além disso, já li em vários sites que essas pepitas são muito duras e não sabem tão bem como o chocolate de tablete.
Resta fazer as bolachinhas. Se a massa estiver mesmo bem feitinha, será fácil separar as bolinhas sem que elas se preguem às mãos. Têm de ser mais ou menos pequenas, já que elas depois crescem no forno. Pela mesma razão, há que manter uma distância de pelo menos 5 cm entre elas, para que não se colem umas às outras. Põe-se os pedaços de chocolate em cima. Devem ficar como se vê abaixo.
Vão ao forno cerca de 15 minutos. É normal que não estejam completamente solidificadas quando são retiradas do forno. Não é motivo de preocupação. Aliás, elas só solidificam propriamente quando são postas à temperatura ambiente. É isso que as torna mais tenras.
E voilá! É só servir. Já sabem que, caso surja alguma dúvida, é para isso que serve a caixa de comentários e o e-mail (sofialivronoronha@gmail.com).
Bom apetite!

One thought on “Receita de bolachas de manteiga de amendoim com pepitas de chocolate

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s